Momento de Alavanca ou Torque Mecânico
(M)
Responsável por grande parte dos movimentos de flexão e extensão
dos segmentos corporais ao redor das articulações (movimentos de rotação),
o momento de alavanca ou torque mecânico é resultado da multiplicação
entre a força motriz ou potência (F) pela distância da aplicação (d) desta
força até a articulação envolvida no movimento, conforme segue:
M = F . d
A partir de um ponto de referência visual pré-estabelecido, o sentido
do movimento executado pelo segmento corporal pode ser semelhante ao
ponteiro de um relógio (sentido horário) ou contrário ao ponteiro de um
relógio (sentido anti-horário)
Vantagem Mecânica (Vm)
Pode ser definida como a razão (divisão) entre entre o braço da força
motriz ou potência (Bf) e o braço da resistência (Br), podendo ser utilizada
a relação a seguir:
Pelo fato dos braços serem medidos na mesma unidade (normalmente
centímetros ou metros), a vantagem mecânica é uma grandeza física sem
unidade (grandeza adimensional), sendo medida apenas por números.
A terminologia vantagem mecânica é utilizada para os casos em que
o braço da força motriz ou potência (Bf) é maior que o braço da resistência
(Br), resultando em um valor maior que 1 (Vm > 1).
Para os casos em que o braço da força motriz ou potência (Bf) é menor
que o braço da resistência (Br) a terminologia utilizada é Desvantagem
Mecânica, resultando em um valor menor que 1 (Vm < 1).
Em tais
alavancas é preciso usar uma grande potência ou força motriz para
vencer uma pequena resistência. Nessas situações a “perda em força" é
compensada em deslocamentos e, consequentemente, em velocidades .
No caso dos braços da força motriz ou potência (Bf) e o braço da
resistência (Br) tiverem o mesmo tamanho a vantagem mecânica será
igual a 1.
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